Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena • 
Cubículo • Cubículo • Cubículo • Cubículo • 

Hugo Canoilas

26.06.2020

Nasceu em Lisboa em 1977. Atualmente vive e trabalha em Viena, Áustria.
Hugo Canoilas tem vindo a trabalhar entre o gesto individual e o coletivo de forma abraçar as transformações que estão a acontecer com a quarta revolução industrial, a consciência do impacto humano no planeta e as possibilidades da arte como parte integrante de um todo, onde o feminismo e a ecologia têm sido forças prementes na transformação da produção cultural. O projeto coletivo “A Gruta” que funciona na cave da galeria Quadrado Azul em Lisboa, transporta esse desejo de incorporação de novas sensibilidades e formas de empatia que tomam lugar num espaço não arquitectónico, não racional, feito com objetos e materiais encontrados que colocam os visitantes e aqueles que sucessivamente ali intervêm sob a nuvem negra da pega humana no planeta. É um lugar que sublima a comunidade entre autores e entre autores e o público e procura novas cosmogonias e relações entre coisa.
Canoilas co-editou com Cecilia Groenberg, Tobi Maier e Jonas (M) Magnusson a publicação OEI #80–81: “The zero alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards”.
Canoilas foi recipiente do prémio Kapsch 2020 na Áustria, fará uma apresentação individual no Museu de Arte Contemporanea de Serralves, Porto, em Outbro deste ano e no mumok – Museum moderner Kunst Stiftung Ludwig Wien em Novembro.

Partilhar