António Pinto Ribeiro discorre sobre o poder atual da cultura, da importância das redes e da criação de públicos para a arte contemporânea e instiga-nos a refletir sobre a devolução da arte aos países ex-colonizados. Frederico Duarte clarifica-nos sobre a distinção entre arte e design e sobre os desafios de um curador de design, assumindo-se como um divulgador da disciplina em Portugal.
Diálogos de Investigação
Living Cities 2020 – Entrevistas Sobre Cultura e Cidade
Frederico Duarte
Frederico Duarte estudou design de comunicação em Lisboa e trabalhou como designer na Malásia e Itália. Em 2010 concluiu o mestrado em crítica de design na School of Visual Arts em Nova Iorque. Enquanto crítico e curador de design tem desde 2006 escrito artigos e ensaios, contribuído para livros e catálogos, dado palestras e workshops, comissariado exposições e organizado eventos sobre design, arquitectura e criatividade. Actualmente encontra-se a fazer um doutoramento sobre design brasileiro contemporâneo na Birkbeck College, University of London e no Victoria & Albert Museum.
António Pinto Ribeiro
António Pinto Ribeiro nasceu em Lisboa. A sua formação académica foi feita nas áreas da Filosofia (licenciatura), Ciências da Comunicação (mestrado) e Estudos Culturais (doutoramento). É nestas áreas que tem desenvolvido o trabalho de investigação e de produção teórica publicado em revistas da especialidade. É professor-conferencista de várias universidades internacionais e atualmente é Investigador do CES (Universidade de Coimbra) da linha de investigação Pós-Memória. A par da sua atividade de investigador e de professor, tem tido uma prática de programação artística e de gestão cultural com a organização de vários programas e exposições nacionais e internacionais.
Ana Cláudia Bittar, Ana Hermenegildo, Andreia Mingroni, Bianca Dorini, Cátia Cavaco, Deisi Corrêa, Deivison Branco, Mariana Pereira e Tânia Camilo
Observatório Living Cities
Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade
IPL