Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena • 
Observatório Living Cities • Observatório Living Cities • 

Diálogos de Investigação

Os alunos do Mestrado em Gestão Cultural da ESAD.CR convidam a assistir à série:
Living Cities 2020 – Entrevistas Sobre Cultura e Cidade
16.06.2020

Frederico Duarte

Frederico Duarte estudou design de comunicação em Lisboa e trabalhou como designer na Malásia e Itália. Em 2010 concluiu o mestrado em crítica de design na School of Visual Arts em Nova Iorque. Enquanto crítico e curador de design tem desde 2006 escrito artigos e ensaios, contribuído para livros e catálogos, dado palestras e workshops, comissariado exposições e organizado eventos sobre design, arquitectura e criatividade. Actualmente encontra-se a fazer um doutoramento sobre design brasileiro contemporâneo na Birkbeck College, University of London e no Victoria & Albert Museum. 

António Pinto Ribeiro

António Pinto Ribeiro nasceu em Lisboa. A sua formação académica foi feita nas áreas da Filosofia (licenciatura), Ciências da Comunicação (mestrado) e Estudos Culturais (doutoramento). É nestas áreas que tem desenvolvido o trabalho de investigação e de produção teórica publicado em revistas da especialidade. É professor-conferencista de várias universidades internacionais e atualmente é Investigador do CES (Universidade de Coimbra) da linha de investigação Pós-Memória. A par da sua atividade de investigador e de professor, tem tido uma prática de programação artística e de gestão cultural com a organização de vários programas e exposições nacionais e internacionais. 

António Pinto Ribeiro discorre sobre o poder atual da cultura, da importância das redes e da criação de públicos para a arte contemporânea e instiga-nos a refletir sobre a devolução da arte aos países ex-colonizados. Frederico Duarte clarifica-nos sobre a distinção entre arte e design e sobre os desafios de um curador de design, assumindo-se como um divulgador da disciplina em Portugal.

Curadoria • Gestão • Produção
Mestrado de Gestão Cultural (1º ano 2019/2020) 
Ana Cláudia Bittar, Ana Hermenegildo, Andreia Mingroni, Bianca Dorini, Cátia Cavaco, Deisi Corrêa, Deivison Branco, Mariana Pereira e Tânia Camilo
Orientação curatorial
Lígia Afonso
Orientação de comunicação
Carla Cardoso
Gestão de Projeto
Luisa Arroz Albuquerque 
Organização
Mestrado em Gestão Cultural
Observatório Living Cities
Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade
IPL 
Partilhar