No âmbito do Observatório Living Cities publicamos um conjunto de entrevistas a seis figuras de destaque no panorama das políticas culturais, abordando o seu percurso de atuação sobre e no território cultural/artístico, no que respeita às referências, ao processo e ao diagnóstico que fazem da contemporaneidade.
Diálogos de Ação
Living Cities 2020 – Entrevistas Sobre Cultura e Cidade
Ana Jara
Ana Jara é arquiteta, cenógrafa e investigadora em estudos urbanos. Co-fundadora do atelier Artéria, responsável pela coordenação dos projetos curatoriais e de intervenção urbana, que trabalham as dimensões sociais, culturais e artísticas da arquitetura. Com a Artéria tem vindo a consolidar uma prática prospectiva, exploratória, usando metodologias de investigação-ação num enquadramento interdisciplinar para criar projetos e programas de intervenção urbana a partir da relação com os lugares, das necessidades e desejos das comunidades. Desde 2018 é vereadora eleita na Câmara Municipal de Lisboa.
Sofia Costa Pinto
Sofia Costa Pinto é fundadora e presidente da Ensaios e Diálogos Associação (EDA), na qual é responsável pelo desenvolvimento, implementação, coordenação e gestão de projetos socioculturais e artísticos. Atua como produtora cultural e pesquisadora, tem trabalhos realizados nos sectores público, privado e não-governamental com foco em desenvolvimento territorial e comunitário a partir da facilitação práticas artísticas e processos participativos para gerar intervenções urbanas e ativações de espaços não utilizados.
Ana Cláudia Bittar, Ana Hermenegildo, Andreia Mingroni, Bianca Dorini, Cátia Cavaco, Deisi Corrêa, Deivison Branco, Mariana Pereira e Tânia Camilo
Observatório Living Cities
Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade
IPL