Partindo dos projetos que dirigem atualmente Tobi Maier e Pauline Foessel, destacam-se nestas entrevistas as especificidades inerentes ao contexto de trabalho que as galerias públicas e privadas desenvolvem de e para as comunidades onde estão inseridas.
Diálogos entre a Rua e Galeria
Living Cities 2020 – Entrevistas Sobre Cultura e Cidade
Pauline Foessel
Pauline Foessel, Mestre em Management Entrepreunarial pela SKEMA Business School de Lille e MBA Exchange Program na Concordia University, Montreal, Canadá, desempenhou as funções de assistente de galeria na Galerie Magda Danysz, em Paris, e gallery manager na Magda Danysz Gallery em Xangai, China. Desde 2013, junto com Alexandre Farto, tem desempenhado a função de co-diretora da Galeria Underdogs, onde é responsável pela curadoria de exposições, eventos, projetos de arte pública e edições artísticas. Entre 2015 e 2017 dividiu o seu tempo entre Lisboa e Hong Kong, onde assumiu a função de Diretora de Desenvolvimento na Hong Kong Contemporary Art (HOCA) Foundation. Em 2017 fundou o projeto de arte contemporânea We Don’t Do Flowers, onde aplica o seu conhecimento multidisciplinar internacional de vários sectores e paisagens culturais ao domínio global da arte. Lançado e, 2019, o sei mais recente projeto, Art Curator Grid, é a primeira rede social dedicada a curadores de arte – uma comunidade online que promove ligações entre profissionais da arte, instituições, galerias e empresas à escala global.
Tobi Maier
Tobi Maier é crítico de arte, curador, docente e editor. Desde fevereiro 2019 dirige as Galerias Municipais de Lisboa. Atuou como curador no Frankfurter Kunstverein (2006-2008) e no MINI / Goethe-Institut Curatorial Residencies Ludlow 38, em Nova Iorque (2008-2011). Foi curador associado da 30a Bienal de São Paulo (2011-2012) e organizou o espaço de exposições SOLO SHOWS em São Paulo (2015-2018). É mestre em Estudos Curatoriais pelo Royal College of Art, Londres e doutor em Poéticas Visuais (ECA-USP). Contribui para varias revistas de arte contemporânea como Artforum, ArtReview, Flash Art, Frieze, OEI e Texte zur Kunst entre outros.
Ana Cláudia Bittar, Ana Hermenegildo, Andreia Mingroni, Bianca Dorini, Cátia Cavaco, Deisi Corrêa, Deivison Branco, Mariana Pereira e Tânia Camilo
Observatório Living Cities
Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura
Cidades e Criatividade | IPL