Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena Phenomena • 
Observatório Living Cities • Observatório Living Cities • 

Diálogos entre a Rua e Galeria

Os alunos do Mestrado em Gestão Cultural da ESAD.CR convidam a assistir à série:
Living Cities 2020 – Entrevistas Sobre Cultura e Cidade
09.06.2020

Pauline Foessel

Pauline Foessel, Mestre em Management Entrepreunarial pela SKEMA Business School de Lille e MBA Exchange Program na Concordia University, Montreal, Canadá, desempenhou as funções de assistente de galeria na Galerie Magda Danysz, em Paris, e gallery manager na Magda Danysz Gallery em Xangai, China. Desde 2013, junto com Alexandre Farto, tem desempenhado a função de co-diretora da Galeria Underdogs, onde é responsável pela curadoria de exposições, eventos, projetos de arte pública e edições artísticas. Entre 2015 e 2017 dividiu o seu tempo entre Lisboa e Hong Kong, onde assumiu a função de Diretora de Desenvolvimento na Hong Kong Contemporary Art (HOCA) Foundation. Em 2017 fundou o projeto de arte contemporânea We Don’t Do Flowers, onde aplica o seu conhecimento multidisciplinar internacional de vários sectores e paisagens culturais ao domínio global da arte. Lançado e, 2019, o sei mais recente projeto, Art Curator Grid, é a primeira rede social dedicada a curadores de arte – uma comunidade online que promove ligações entre profissionais da arte, instituições, galerias e empresas à escala global.

Tobi Maier

Tobi Maier é crítico de arte, curador, docente e editor. Desde fevereiro 2019 dirige as Galerias Municipais de Lisboa. Atuou como curador no Frankfurter Kunstverein (2006-2008) e no MINI / Goethe-Institut Curatorial Residencies Ludlow 38, em Nova Iorque (2008-2011). Foi curador associado da 30a Bienal de São Paulo (2011-2012) e organizou o espaço de exposições SOLO SHOWS em São Paulo (2015-2018). É mestre em Estudos Curatoriais pelo Royal College of Art, Londres e doutor em Poéticas Visuais (ECA-USP). Contribui para varias revistas de arte contemporânea como Artforum, ArtReview, Flash Art, Frieze, OEI e Texte zur Kunst entre outros.

Partindo dos projetos que dirigem atualmente Tobi Maier e Pauline Foessel, destacam-se nestas entrevistas as especificidades inerentes ao contexto de trabalho que as galerias públicas e privadas desenvolvem de e para as comunidades onde estão inseridas.

Curadoria • Gestão • Produção
Mestrado de Gestão Cultural (1º ano 2019/2020)
Ana Cláudia Bittar, Ana Hermenegildo, Andreia Mingroni, Bianca Dorini, Cátia Cavaco, Deisi Corrêa, Deivison Branco, Mariana Pereira e Tânia Camilo
Orientação curatorial
Lígia Afonso
Orientação de comunicação
Carla Cardoso
Gestão de Projeto
Luisa Arroz Albuquerque
Organização
Mestrado em Gestão Cultural
Observatório Living Cities
Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura
Cidades e Criatividade | IPL
Partilhar